Tuesday, June 16, 2015

Diário de bordo #3: Bruxelas, Bélgica

Antes de começar o post sobre a primeira parada da eurotrip, que foi Bruxelas, quero só dizer que durante essa viagem eu ,realmente, anotei TU-DO! Levei um diário em cada lugar em que visitei, e sempre que tinha um tempinho, escrevia um pouco nele. Sendo em uma mesa de café ou em pé, esperando em alguma fila. haha Então, para esses próximos posts do diário de bordo, transcreverei (transdigitarei? HAHA) tudo, ok?! haha Mas, é claro, com fotos! :D

******
Day 1
Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2015
Aeroporto de Dublin, Irlanda
5:07am
*** Mood (pt: humor): PRECISANDO DE CAFÉ!
Acabamos de passar pela segurança (pior parte de viajar de avião!). Chegamos super cedo aqui no aeroporto e já estava um caos! Acordei às 3am e o transfer passou lá em casa às 4, pegamos meu amigo no hotel dele e viemos pro aeroporto (transfer: €15). Fizemos o check in online, mas por ser viagem internacional, e termos Non-European passports (passportes que não são europeus), tívemos que ir até o guichê da cia aérea, para ter o nosso boarding pass (pt: passagem) carimbado. O voo está marcado para sair às 6:30am, e ainda não tem nenhum informação sobre o portão de embarque, ou, muito menos, o status do voo. Estamos esperando ao lado das telas de informações, logo após a saída da segurança. Tem MUITA gente aqui. Ainda não tomei café e tô caindo de sono.
Acho que estou levando muita coisa! Minha mochila está pesada demaaaaais. Qualquer canto que eu vejo, eu sinto a necessidade de jogá-la no chão. haha Estou vendo que esse será apenas o começo de muita dor nas costas e ombros. haha

7:25am
Estamos dentro do avião, mas ainda no aeroporto de Dublin. O comandante disse que está tudo pronto, mas que ainda não recebeu confirmação para decolagem, pois está nevando em Bruxelas e que, se sairmos agora, corremos o risco de não conseguir permissão para pousar lá. Bom, só nos resta esperar, né?! Eu sentei na poltrona 12A e, pra variar, ao meu lado tinham duas brasileiras (COMO TEM BRAZUCA NA IRLANDA!!!). Meu amigo sentou umas 10 fileiras para trás de mim.

8:00am
FINALMENTE decolamos! Vou aproveitar para dormir, estou muito cansada. Dormi umas 4 horas só nessa noite (a mudança está me enlouquecendooooooooo).
Me dá uma paz esse tipo de paisagem. <3

Crusty Time - Bruxelas, Bélgica
12:16pm
O avião pousou em Bruxelas perto das 11am. Estava tudo branquiiiiiinho de neve!
Saímos do avião e fomos andando em direçao aos pontos de ônibus. Nosso hotel fica bem no centro de Bruxelas, há mais ou menos uns 16km do aeroporto (Zaventem). Peguei uma rota no GoogleMaps (meu parceiro de toda viagem) e vi que era necessário pegar um ônibus até Gare de Bruxelles-Nord (estação Noord) e lá pegar um trem. Pegamos o ônibus 272 - Zaventem-Brussels, o ticket custou €3 e compramos direto com o motorista, até aí a comunicação foi toda em inglês. Quando chegamos na estação Noord, decidimos dar um volta ali por perto, e comer alguma coisa, já que nosso horário de check in no hotel, seria apenas às 3pm. Estava bem nublado e MUITO frio! Logo na primeira quadra avistamos essa escultura em bronze. LINDA né?!
"La ville en marche" (2001) por Jean-Michel Folon
Pega essa detalhe do coraçãozinho! <3
Meia quadra depois, paramos em um lugar chamado Crusty Time, que vendia subs (lanches no estilo dos do Subway) e entramos... foi aí que deu pânico! HAHA Ao entrarmos, uma das atendentes disse "Bonjour" e foi quando a ficha caiu! Estava em um país de língua francesa e eu sabia dizer simplesmente NADA naquela língua! hahaha É claro, que eu sabia que a Bélgica tinha Francês como uma das línguas mas, erroneamente, achava que inglês era uma delas também. Porém, as línguas faladas na Bélgica são Francês, Holandês e, em alguns lugares, Alemão. E eu, super humilde, com meu inglês e português lá... hahaha #fail
Bom, depois do susto inicial do bendito "Bonjour", fui procurar uma mesa para sentar e deixar minhas coisas. Meu amigo, só ria e ainda pediu pra eu pedir a comida pra ele --' haha. Tentei conectar em algum wi-fi, pra jogar no tradutor, mas não achei nenhuma rede disponível! >.< Então, fui pro balcão, com a cara, a coragem e as MÃOS, há as mãos... falei mais com elas do que com a boca. HAHAHA
Cheguei e perguntei "English?", porque mais nada saia da minha boca. Que situação horrível, né?! >.< Elas disseram que não e apontei com o dedo e tentei ler os nomes dos lanches da forma como estavas escritos (aquele sotaque americano brigando com as palavras em Francês). Muitas palavras se assemelham ao português, então lendo era mais simples para entender. Vi um lanche com aubergine (pt: beringela) e pedi pra mim, assim que elas começaram a faze-lô, vi que colocaram um tipo de presunto (parecido com prosciutto) e pensei "ME FUDI!". Falei pro meu amigo que tinha escolhido aquele pra ele. HAHAHAHA (sou vegetariana, para os que não sabem). Aí pedi outro para mim, um Milano (mussarela, tomate e molho pesto). UFA! Depois comi uma pastry (tipo uma massinha de pastel com chocolate), que foi bem fácil para pedir haha, foi só apontar mesmo, pois estavam todos no balcão. Achei esse lugar bem barato, comparado à Dublin, o sub custou €3,90 e a pastry €1,20.
*** Note to self (pt: nota para si mesmo): APRENDER FRANCÊS!

Hotel Brxxl5
16:30pm
Saímos do Crusty Time e voltamos para a estação Noord. E... olha que maravilhosa!
Pegamos o trem da linha 4 (o 3 e o 32 também iam pra lá) e descemos na estação Lemonnier, e fomos andando para o hotel que fica há 2 quadras da estação. Foi bem rapidinho!
Chegamos no hotel perto de 1pm e a recepcionista disse (em inglês, ufa!) que teríamos que esperar até às 2pm, pelo menos, para fazer o check in
Então deixamos nossas bolsas na sala de malas (?) e fomos andar para conhecer as redondezas do hotel. Óbvio que já passei no mercado Carrefour para comprar uns chocolates belgas. haha #sougordinhamóremviagens 
Compramos adaptadores de tomada também e voltamos para o hotel. Fizemos o check in, €104.49 duas noites em quarto duplo com banheiro privado. A decoração do hotel é bem legal, tudo bem colorido e divertido! Gostei bastante. E parece ser bem limpo também! Enfim, achei o hotel e a localização EXCELENTES!! Super recomendo (pelo menos por enquanto hahaha)!
Ficamos no quarto 504.
Nosso quarto tinha duas camas de solteiro e uma de criança (?) que usamos para colocar as bolsas hahaha. 
Estamos agora aqui no quarto, descansando um pouco para sairmos logo mais. Aproveitei pra pesquisar algumas frases essenciais em francês. haha

10:06pm
Acabamos de chegar no hotel de volta, já tomei banho, me arrumei pra ir pra cama, deitei e agora só vou terminar de escrever sobre o dia de hoje e dormir!!! #cansadissima

Bom, então vamos lá... Saímos do hotel por voltas das 5h30pm, em direção à Grand-Place, que fica a exatamente 1,1km do hotel. <3 e, é claro que fomos à pé. Nunca ando tanto quanto em viagens haha, AAAAMOOO! Pra mim, só se conhece mesmo uma cidade quando se anda à pé. Pois, te dá tempo de observar detalhadamente a aquitetura da cidade...
Olha que prédios mais liiiindinhos!
Te dá tempo de ver as artes de rua...

No caminho da Grand-Place, passamos pela famosa estátua Manneken Pis (pt: garoto a urinar) para tirar fotos.
Minúscula, né?!
 Esta estátua é uma imagem típica de Bruxelas, mas ninguém sabe ao certo qual o motivo dela ser famosa. (?) haha E, por isso, existem várias especulações como a de que a estátua foi construída como um símbolo de gratidão de um comerciante às pessoas que ajudaram a encontrar seu filho que estava desaparecido (encontraram o guri fazendo xixi em um parque haha). Mas, como falei... nínguem sabe ao certo e existem várias LENDAS sobre.
haha bizarra!
Na mesma rua da estátua (que fica na esquina), tem várias lojinhas de souvenirs, cervejas, chocolates e WAFFLES!
Nessa tem até o Manneken pis em
chocolate. haha
O waffle custava 1€ só a massinha, mas aí se você quisesse com frutas ou chocolate (preto, branco ou nutella), ia 1€ a mais para cada coisa. Eu comi um com banana e chocolate preto (aaaai, os chocolates belgas são dos deuses!), e paguei 3€.
DELÍCIA DEMAIS!
E logo no final dessa ruinha (Rue de l'Etuve) está a Grand-Place, uma praça com vários prédios históricos, restaurantes e lojinhas. 
Esse é um dos cartões postais de Bruxelas... Liiiindo, né?!
Tentei fazer uma panôramica, mas estava muito escuro e os prédio são altos demais, mas dá pra ter uma ideia de o quão grande é (eu acho >.< haha). Melhor, acessem aqui para ver um 360º da praça!

Hotel Résidence Le Quinze e Hôtel de Ville
Esse aqui em baixo é a prefeitura de Bruxelas, que em francês é chamado de Hôtel de Ville de Bruxelles. E, como disse ali em cima, é o prédio mais conhecido em Bruxelas, e fica bem no meio de um dos lados da praça. Tem uma arquitetura gótica e foi construído em 1402.

Hôtel de Ville de Bruxelles (prefeitura)
Logo em frente à prefeitura, do outro lado da praça, tem o Musée de la ville de Bruxelles (pt: Museu da cidade de Bruxelas), que é localizado na Maison du Roi (pt: casa do rei), que apesar do nome, nunca foi casa de rei algum não. haha Ela foi construída por um duque, seguindo uma arquitetura gótica, entre 1504 e 1536. E, abriga o museu desde 1887.
Musée de la ville de Bruxelles
Os outros prédios da Gran-Place, são as Guildas, que são conjuntos de edifícios comerciaisOs principais são a Maison des Brasseurs que era a guilda dos cervejeiros e a Maison des Boulangers que era a guildas dos padeiros. Hoje em dia, essas instalações continuam abrigando serviços comerciais, como restaurantes, cafés, lojas, bares, hotéis, e etc.
Uma das Guildas
Hotel Résidence Le Quinze
Essa praça deve ser INCRÍVEL de ser visitada no verão, mais especificamente em agosto, que por 4 dias tem um festival chamado Tapis de Fleurs (pt: tapete de flores), olha só...
Tapete de begônias!
INCRÍVEL, né?!
Saímos de lá, pro sentido contrário do hotel, pois queriamos andar mais pelo centrinho, sem rumo mesmo. E as ruinhas são sempre assim... becos. Mas, nada assustadores haha


Aquele beco, caiu nessa rua aqui de cima, que andamos mais um tanto, só olhando e contemplando o charme (brega, mas é isso mesmo) da cidade. Paramos em uma lojinha de souvernir e depois em uma barraquinha de batata-frita, outro símbolo de Bruxelas, e, É CLARO que, eu tive que comer! hahaha


Elas são vendidas em cone assim, ae você escolhe o tamanho e os molhos. Eu escolhi ketchup e molho tartáro, e o cone pequeno (siiim, esse cone aí é o pequeno! Achei super grande, e nem consegui comer tudo até.). E, custou €3,5. 

Pegamos o caminho mais longo de volta pro hotel e no trajeto, fomos tirando fotos. Mesmo estando super frio, eu queria ficar na rua! Me apaixonei por essa cidade!!
Galleries Royales St. Hubert:
Uma galeria mega chique com lojas de jóias, chocolates, cristais e roupas
. 

Sendo feliz tirando foto com uma estátua na pracinha que fica perto à essa igreja.


Fala se essa cidade não é apaixonante?! Não tem nada de mais, mas mesmo assim achei incrível! Peguei amor já! hahaha Achei super calma, limpa e LINDA!

*** Pensamento do dia: "Posso morar aqui por pelo menos um mês?"
******
Day 02
Terça-feira, 20 de Janeiro de 2015
Drug Opera
1:58pm
*** Mood: Preguiça de depois de comer!
Estamos em um restaurante aqui no centrinho, perto do Grand Place, e enquanto almoçamos, vou escrever o que já fizemos hoje.

Acordei umas 8:40am, morrendo de calor. O aquecedor do nosso quarto é MUITO BOM! (o que é uma raridade. - Já devo ter falado que estou apaixonada pelo hotel, né?! É tão limpo e organizado, além de que tudo funciona muito bem! Tem até aquecedor/secador de toalha! <3) Aí nos arrumamos e saímos às 10am em direção à Gare de Bruxelles-Midi (pt: estação Midi), com destino ao Atomium, um monumento prédio bem legal em forma de átomo. E logo nos arredores da estação...
A tal da arte de rua que tanto me encanta! <3
Chegamos na estação, compramos os tickets do metro, que custou €2,10 cada, e fomos espera-lo. (Estou apaixonada pelas estações daqui, uma mais linda que a outra!)
Estação MIDI
Pegamos o metrô da linha 6, sentido Roi Baudouin, e descemos na estação Heysel, deu uns 20min, mais ou menos. Aí, da estação até o Atomium, é só andar em sua direção. haha É possível avistá-lo da saída da estação, mas tem que andar por uns 10min até lá. Fiz esse vídeo enquanto andávamos...
O Atomium é um museu, e 5 das 9 esferas são as salas. A esféra do topo é usada como um mirante, sendo possível ter uma vista de 360º de Bruxelas. E, as outras três esferas são fechadas ao público por questões de segurança. Para se locomover de uma esféra para outra, dentro dos quatros tubos centrais tem escadas rolantes e um elevador no do meio, que vai da entrada até a esféra central e na esféra do topo. O ticket de entrada custa €11.

Mal dá pra ver a gente! haha
Ao lado direito fica o Mini-Europe, um parque com vários monumentos europeus em miniatura (entrada: €14,50)
:)
Saímos de lá, e voltamos para a estação Heysel, e pegamos para pegar o metrô #6 de novo, mas dessa vez com sentido à Elisabeth. Olhamos no mapa do metrô, e decidimos que iríamos descer na estação Rogier, que é bem no centro. De novo, €2,10.
Estação Heysel
O sorriso é bem falso, pois estávamos super
HANGRY (hungry+angry / pt: bravos de fome)
Decidimos descer no centro para andar mais um pouco e comer alguma coisa, já que não tinhamos tomado café ainda e já estava passando da hora do almoço. haha
Ahhh, essas ruinhas! *-*
Saímos da estação e fomos andando sem rumo, sabíamos onde estávamos, mas não sabíamos para onde iríamos. Passamos por algumas lojas... olha o que eu achei...
Uma loja com meu nome! haha

E fomos apreciando a cidade e fotografando...

The Théâtre Royal de la Monnaie (teatro)
Bourse de Bruxelles (pt: Bolsa de Valores de Bruxelas)
Eis que... chegamos no Grand Place de novo. Mas desta vez, tendo a chance de vê-la durante o dia... o que deixa a paisagem ainda mais LINDA!
Hôtel de Ville de Bruxelles (prefeitura)
Momento selfie
De novo "uma das guildas"
Hotel Résidence Le Quinze (hotel mesmo)
Musée de la ville de Bruxelles (museu)
Tinha que ter uma em HDR da prefeitura
também. né?! haha
Panorâmica parte 1: O hotel + guildas + prefeitura
Panorâmica parte 3: prefeitura + guildas (em reforma, por isso o "pano" por cima) + guildas + museu
Panorâmica parte 3: museu + guildas + hotel
Para ficar ainda melhor para ver, fiz um vídeo do lugar! :)
Saímos de lá decididos a parar de turistar por um tempo e ir COMER! A fome era muito grande. haha E, queríamos almoçar em um lugar legal e diferente. Foi que, encontramos o Drug Opera, um restaurante com estilo de pub inglês. 
Uma graça esse lugar, né?! Super aconchegante!

Ao entramos, já fui soltando o "Salut! Parlez-vous Anglais?" (pt: Oi! Você fala inglês?) e o recepcionista já nos passou para uma ala do restaurante em que o garçom que atendia falava inglês. haha Mesmo estando SUPER feliz por conseguir dizer o básico do básico em francês, com aquela "colinha" que peguei ontem, me dá pânico só de pensar em pedir meu almoço em francês.

Pedi um cappuccino (é claro). E, com ele, veio um chocolate ao leite da Côte d'Or (DELÍCIA DEMAIS) e um biscoito da Jules Destrooper (MAIS DELÍCIA AINDA). Ambas são marcas belgas e gostosuras que terei de levar na mala!

€3,90

Selfie com meu cappuccino! haha
E para comer, pedi um grilled cheese (pt: sanduíche de queijo). Queria comer alguma coisa salgada, mas o menu vegetariano era bem limitado, tinha mais é opções doce. Então perguntei pro garçom, se o chef poderia fazer um sanduíche especial para mim. hahahaha E, ele fez, é claro! Porque né... é só colocar queijo no pão e tostar! E o chef, ainda, acrescentou uma saladinha. <3 Estava MUITO bom!
€7,95
Adorei esse restaurante! Comida muito deliciosa, com atendimento e ambiente ótimos. Super recomendo! :)

Hotel Brxxl5
11:30pm

Saímos do restaurante e voltamos pro hotel, umas 2:30pm, para descansar um pouco, pois queríamos ir à um bar à noite. haha Eu sou acostumada a andar bastante, pois Dublin me obrigou, mas meu amigo não. Então, ele já tinha algumas bolhas nos pés e estava cansando rápido. Mas, já esperávamos isso, tanto que esse foi um dos motivos por termos escolhido Bruxelas como o primeiro destino, pois poderíamos descansar mais, e seria mais leve para ele ir pegando o "pique" da viagem. 

Às 7pm saímos em direção ao centrinho de novo. haha E o plano era ir jantar e depois passar em um bar para meu amigo tomar uma cerveja que ele não para de falar sobre desde que pisamos em Bruxelas. 

Fomos no restaurante Brussels Grill, um restaurante que fica nas redondezas do Grand Place, também. O ambiente era bem agradável como o Drug Opera.

Atrás de mim... um aquário.

:)
Na minha frente... uma lareira.
O menu vegetariano era, praticamente, inexistente. haha As unicas opções eram salada, sopa ou batata-frita. Pedi uma Dagsoep (pt: sopa do dia) que custou €5,80 (e, que sopa BOA! Amei! <3), batata-frita por €2,80 e uma tap water (pt: água da toneira), como fazia nos EUA e na Irlanda (e que em muitos lugares, até te traziam o copo cheio de água e com algumas rodelas de limão ou laranja dentro), e o garçom riu da minha cara... e me trouxe uma garrafa de água. hahaha Acho que não é normal pedir tap water aqui. haha 

Saímos do restaurante e fomos procurar o bar Delirium Café, que é bem conhecido por possuir quase 2500 cervejas diferentes.
Não sei o que eu fiz com a foto da fachada. :(
Eu, que estou com infecção de garganta e tomando antibiótico, sabia que não iria tomar nada de álcool lá (such a shame!), mas meu amigo queria MUITO tomar, pelo menos uma, Westvleteren XII, uma cerveja belga, que para muitos, é considerada a melhor do mundo.

Ela é assim, sem rótulo mesmo, só com o nome escrito, e muitas vezes, nem isso tem... sendo uma garrafa inteira preta. O Delirium não tinha a bendita cerveja lendária, que é fabricada por Monges na Abádia de Saint-Sixtus de Westvleteren na cidade de Vleteren, na Bélgica. Pouquíssimos lugares vendem essa cerveja, a não ser a própria Abádia e algumas lojas de cervejas espalhadas pelo país. Decidimos então, não ficar no Delirium e ir atrás da tal cerveja. Encontramos uma loja na mesma rua do Manneken Pis, e uma única garrafinha, custou, nada mais nada menos que, €18! Não se pode beber na Bélgica também, então meu amigo pegou a guarrafinha para beber o hotel.

No caminho de volta para o hotel paramos no McDonalds para comer um McFlurry (lembra que eu falei que sou gordinha mór em viagens, né?! hahaha), pois não pude resistir ao cartaz...
McFlurry com chocolate BACI! BA-CI! Um dos meus chocolates preferidos!! <3 E que, é quase tão raro de encontrar fora da Itália, quanto a cerveja ali de cima fora da Bélgica. Custou 3,5€.

De volta ao hotel... arrumei minha mala e me preparei para dormir. Eu não pude experimentar a Westvleteren XII, mas meu amigo disse que nem era TÃÃO boa assim... hahaha vai saber, né?! haha

*** Observação do dia: Quando eu trabalhava com door-to-door sales (pt: vendas porta-em-porta) em Dublin, vários Irlandeses , após ouvir meu nome, me falavam: "Ahh, que nome lindo! Tem uma rainha na Bélgica com esse nome.", e eu sempre dizia que não sabia disso, e sempre me esquecia de chegar em casa e pesquisar sobre. Foi que lá na Bélgica, decidi ler sobre. E, vi que a rainha morreu há um mês e meio antes da minha visita ao país. Está explicado o motivo de todos entenderem meu nome de primeira e o pronunciarem de maneira correta.

******
Day 3
Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2015
Aeroporto de Bruxelas - Zaventem, Bélgica
10:10am
Estamos no aeroporto agora, esperando as informações do nosso voo, que está atrasado. Paramos para tomar um café. Vou contar rapidinho como foi até agora...

O despertador tocou às 7am e às 8 já estávamos lá embaixo fazendo o check out. Pegamos um metrô da estação Lemonnier até a Rogier (pegamos o #4, custou 2,10€ e levou uns 10min), e de lá um ônibus para o aeroporto Zaventem (pegamos o #270, custou 3€ e levou uns 40min). Chegamos no aeroporto, fomos no guichê para carimbar nossos boarding pass, passamos pela segurança e paramos aqui em um café, logo depois da segurança. O aeroporto está LOTADO, principalmente esse lado, pois tem muita gente esperando informações de voos, e aqui é onde ficam as telas de informações antes de entrar nos portões. Tomei um cappuccino (€3,90) e veio meu novo chocolate preferido haha o Côte d'Or, e comi uns waffles holandeses que comprei no centrinho ontem a tarde.

Sairam as informações do voo... ele estava marcado para sair às 10:40am, mas o novo horário é 11:10am, vamos correr pro portão agora, pois o boarding time começará em 10min. 

Vejo vocês na Itália! :) 
******
Continuem acompanhando, pois em breve contarei sobre as próximas paradas: Itália, França, Holanda e Inglaterra. 

Espero que tenham gostado! 

Beijos, 
Fabiola

No comments:

Post a Comment