Sunday, May 24, 2015

13 coisas que aprendi morando em Dublin

1. Uma nova perspectiva de distância
A maioria das pessoas que moram nas proximidades do centro de Dublin, andam a pé. Todos aqueles hábitos que você tinha, no Brasil, de ir de carro ao supermercado, ao trabalho, à balada, ao shopping (e etc), que ficavam logo ali na esquina ou a algumas quadras de distância, viram lembranças muito distantes. Você vai achar incrível o quanto consegue andar em um dia, sem nem mesmo perceber. Se no mapa disser que determinado lugar fica a 30min ou a 1 hora andando, você vai considerar ser perto e até fazer aquele mesmo trajeto mais de uma vez ao dia, sem nenhuma dificuldade.


2. A chuva não para nínguem
Não é porque está chovendo e a previsão do tempo diz que choverá o dia todo, que você vai adiar aquele compromisso ou aquela saída com os amigos, ou até mesmo matar aula para ficar sequinho e quentinho no seu lar. Chove, em média, 271 dias por ano em Dublin, daquelas chuvinhas finas e que duram horas e horas (ou o dia todo). Então, o jeito é suck it up (pt: +/- como engolir o choro e lidar com isso), pegar um bom casaco impermeável (sim, pois não há guarda-chuvas que sobreviva com os fortes ventos de Dublin) e enfrentar a chuva de braços abertos. haha 

3. Ir ao mercado de mochila ou levar a própria sacola
Por que se não o fizer, terá de se contorcer e fazer malabaris, para levar toda a sua compra nas mãos ou pagar pelo preço da sacola que pode ser de até 70c/unidade.

4. Brasileiros escovam os dentes demais
E os irlandeses de menos. 90% dos Irlandeses que conheci ficaram chocados quando disse que temos o hábito de escovar os dentes após cada refeição, sendo que eles só os fazem 1 ou 2 vezes por dia. E, pesquisas comprovam que 25% dos Irlandeses ficam até 1 semana sem escovar os dentes. ECA! Melhor ser conhecido por escovar demais, não é mesmo?!
5. Chuveiro elétrico é luxo
E deveríamos ser infinitamente, gratos por isso. Pois, boa parte do sistema de aquecimento de água dos chuveiros na Irlanda, é boiler. E, para tomar aquele banho quente, você tem que ligar o boiler, mais ou menos, 1 hora antes de tomar banho, para que ele encha e esquente toda a água armazenada. O que acaba sendo bem inconveniente, se você quer tomar banho logo após acordar. Além de que, se mais pessoas da casa quiserem tomar banho, naquela hora, alguém corre o risco de levar aquele susto com a água gelada durante o banho quentinho, pois a água quente pode simplesmente acabar. Sim, você tem a possibilidade de deixá-lo ligado direto, mas aí a conta de energia será ridiculamente alta.

6. Fazer o símbolo de paz e amor invertido é ofensivo
Esse gesto tem o mesmo significado que o do dedo do meio. De acordo com o folclore, os soldados ingleses (a República da Irlanda pertencia ao Reino Unido) mostravam os dois dedos aos combatentes franceses. Pois, os soldados da França ameaçavam cortar os dedos dos arqueiros capturados, para evitar que eles conseguissem atirar flechas. O gesto seria, então, uma provocação.

7. Os Irlandeses tem um inglês um tanto quanto diferente
Além do sotaque e na engolida falta de algumas sílabas, muitos dos Irlandeses usam várias gírias. E se você é novo no país, muitas vezes vai se perguntar de que diabos eles estão falando, isso se não acabar respondendo algo que não tem nada a ver com o que lhe foi perguntado. Esse tópico vale um post só pra ele, mas vou dar só alguns exemplos de algumas palavras/expressões, como:

  • "What's the story?" (ing: "What's up?", "What's going on?" / pt: "E aí?", "O que está rolando?") que traduzido ao pé da letra seria "Qual é a história?". A primeira vez que me perguntaram isso, eu respondi "Eu não tenho uma!". hahaha #fail
  • "What's the craic?", "How's the craic?", "Any craic?", "It's great craic!". O termo "craic" vem do Gaélico e apesar de parecer, não significa ou tem relação alguma com a droga crack hahaha, mas sim com: 1) Diversão, alegria, etc.; 2) Novidade, fofoca, história, etc.; 3) Pode ser, também, usado como saudação "E aí?", "Tudo bem?", "Alguma novidade?".
  • "Jack's" ou até mesmo "Jax" para se referir ao banheiro.
  • "Me" no lugar de "my", que significa "meu/minha". Fazendo frases como "Me friends are here" (meus amigos estão aqui).
  • "Mum" ou "ma" ao invés de "mom" que significa "mãe" (e "da" para "dad" (pt: pai)).

 


8. Os policiais não carregam armas
A polícia da Irlanda, conhecida como Garda (plural: Gardaí) não carrega armas de fogo. A Irlanda é um país, relativamente, seguro. São raros os casos de assassinatos ou outros crimes, a não ser furtos. Então, não se assuste se visitar o país e ver a Garda andando pelas ruas/calçadas com, no máximo, sprays de pimenta e cacetetes em seus segways (pt: diciclos).

9. Apreciar café
Quando morei nos EUA, eu amava Starbucks e, é claro que, eu tinha consciência de que era BEM mais incrementado que o meu café caseiro, e que aquele gosto doce e forte, muitas vezes, se assemelhava a qualquer outra rede de coffee shop da região, como se fosse um padrão. Porém, ao me mudar para Dublin, me deparei com tantos coffee shops, e sabores diferentes de café. E, não digo, cafés "milkshakes" como os do Starbucks, mas sim café de verdade. Daquele parecido com o nosso caseiro, mas muito mais saboroso.
Eu não costumo ir ao Starbucks, mas quando eu vou, é
para usar a internet para encontrar café de verdade.
Os grãos são, boa parte, de países da América do Sul, África e Ásia. Mas, o que faz a diferença é o modo como aquele copinho de 250ml é feito. Cada coffee shop que você entra, é um sabor diferente e singular. Meu paladar para café mudou muito após morar em Dublin, pois antes eu sabia diferenciar apenas o que a minha avó faz em casa dos mega calóricos cremosos que redes como Starbucks fazem. Mas, hoje... hoje eu só tomo café sem açúcar, com quase nada de leite e sem creme e ainda, consigo identificar se um café tem gosto frutífero, se foi torrado demais ou não, e etc., ao invés de só sentir aquele gosto doce. 
A cultura do café, em Dublin, é tão forte que até existem competições de baristas (profissional especializado em café) que avaliam desde o gosto e o aroma à aparência e apresentação do mesmo. E, a apresentação é algo que eles fazem de maneira incrível. Veja por sí só:

10. Não beber chá, quando oferecido, é absolutamente rude
A Irlanda é um dos países que mais consome chá no mundo. Os Irlandeses, geralmente, tomam chá preto, servido quente, com leite e açúcar, e em média 4 vezes ao dia. Em muitas das casas de irlandeses que visitei, a primeira coisa que me ofereciam quando eu chegava, era chá. E, eles não aceitam "não" como resposta, pois mesmo se você dizer que não quer, eles irão te oferecer até você aceitar. E, ai de você se continuar a resistir... 
11. Amar Guinness
Há quem diz que se não gostar de Guinness, não é um verdadeiro irlandês. haha E, como eu estava morando na Irlanda, eu queria me misturar, queria viver como os Irlandeses, então me forcei a gostar de Guinness. Digo isso porque da primeira vez que tomei, achei bem ruim e forte o gosto, aí, dei uma segunda chance, uma terceira, uma quarta e na quinta... já estava apaixonada! hahaha
Os Irlandeses idolatram essa stout (pt: cerveja preta), que foi inventada pelo irlandês Arthur Guinness em 1759. E em Dublin, é possível visitar a Guinness Storehouse, um armazém próximo a fábrica da Guinness, que conta toda a sua história, além de ensinar os visitantes à servir (e degustar) um copo da stout de maneira correta. Muitos dizem que se servida de maneira errada, altera o seu real sabor.
Pegar um copo de Guinness, incliná-lo a 45º, enchê-lo até o desenho
da harpa, deixá-lo descansar por 119,5 segundos e completar.
Ai, que vontade que deu de tomar uma pint de Guinness... #salivando <3
12. Os Irlandeses bebem demais
Não é à toa que Dublin tem aproximadamente 700 pubs e que ficam abertos de segunda a segunda. E, para os irlandeses existem dois significados diferentes de "sair": o sair e o sair-SAIR. E, você precisa aprender a diferença. haha
"Nós podemor sair para tomar algumas pints." #out
"Hoje vamos sair-SAIR!" #outout
13. Pra que ir a um pub na noite se você pode ir a 12? 
Com o grande número de pubs em Dublin, não fazer Pub Crawl (pt: maratona de bares) em uma night out (pt: noite fora), é meramente impossível. É uma prática muito usada pelos moradores e visitantes de Dublin, que a fazem até de maneira intencional. Pois, muitos pubs são walking distance (pt: curta distância, sendo possível ir à pé) uns dos outros, fazendo, assim, com que seja inevitável não ir à, pelo menos, 2 ou 3 pubs em uma única noite.
Pub Crawl é bem comum em despedidas de solteiros ou na época do natal, sendo geralmente planejada e organizada entre grupos de amigos (ou tours), com o intuito de conseguir visitar 12 pubs em uma noite. 
Além de usar fantasias (no natal todos usam algum acessório natalino, se não uma fantasia de papai noel) ou roupas combinando, permanecer em média meia hora em cada pub e de tomar uma bebida em cada lugar, há algumas regras à serem seguidas em cada um deles. Essas regras podem ser criadas por alguém do grupo, e podem ser, tais como segurar a bebida apenas com a mão direita em um pub, e no próximo apenas com a mão esquerda, ou fingir que não conhece o grupo de amigos em determinado pub e ser proibido de usar o banheiro no próximo e por aí vai... E se alguma dessas regras forem quebradas, cabe ao grupo decidir a punição, que pode ser a de simplesmente virar a bebida em um gole só. haha 
É um tanto quanto interessante fazer isso, você vai conhecer muita gente e se divertir horrores. Porém, nunca consegui chegar nos 12 pubs, o máximo foi 9, mas bebi água em alguns... hahaha pois 9 pints seriam DEMAIS pra mim! hahaha

1 comment:

  1. Adorei seu post... terei que fazer esse esforço pra gostar da Guinness, a primeira impressão foi péssima
    Em setembro desembarco em Cork e vou me preparar pra isso.
    Parabens pelo blog

    Alexandre e Brenda

    ReplyDelete