Thursday, May 7, 2015

Diário de bordo #1: Falésias de Moher + Galway


Desde que assisti ao filme "Casa Comigo?" (Leap Year, 2010) que realmente fiquei sabendo da existência dos Cliffs of Moher (pt: Falésias de Moher) e foi o suficiente para fazer eu me apaixonar e colocá-lo na minha lista de "100 coisas para fazer antes de morrer" (sim, eu tenho uma! haha). Porém não tinha ideia de como ou quando isso iria acontecer. Mas, como a vida odeia previsões e o inesperado sempre bate em nossa porta... me mudei para Dublin, literalmente do nada! Nunca imaginei morar lá, ou até mesmo visitar, mas aconteceu e simplesmente AMEI. Mas, isso contarei em outro post. hahaha Vamos focar nos Cliffs. haha 


Dublin tem várias empresas que fazem tours diários para os Cliffs of Moher + Galway. E, como a Irlanda é bem pequena, você consegue ir da Costa Leste (onde Dublin fica) para a Costa Oeste (onde os Cliffs estão) em 3 horas. E, depois de tantos finais de semanas gastos em pubs, tardes dormidas em parques, jantares com dates, cinemas e compras com amigos, e aqueles finais de semana para descansar por causa da longa semana de trabalho e aula (sim, porque nem tudo era festa). Decidi começar com as viagens. E, por que não começar pelo que antigamente parecia ser tão distante e que agora estava ali, a alguns quilômetros de mim? 

A viagem foi toda planejada pela minha amiga Carolina Costa, digo, ela quem foi atrás dos ingressos, pois decidimos ir em um dos tours de 1 dia só. Fechamos com uma empresa brasileira (haha), chamada Gaby's Tour, por 35€. Ás 7 horas da manhã de um sábado (27 de julho de 2014) estávamos no ponto de encontro, para embarcar no ônibus. O ônibus estava lotado, fui com a Carol e mais uma amiga, a Rafaela Jopia. 
Carol, eu e Rafa
A viagem correu tudo bem, apesar de que estávamos morrendo de sono e o ônibus era nada confortável, foi bem tranquilo. Fizemos uma parada na metade do caminho, em uma parada de ônibus chamada Barack Obama Plaza (!!!! haha) para tomar um café e dar uma "esticada no esqueleto" (me senti com 90 anos de idade agora). 


Logo que saímos da rodovia M18 e entramos na estrada N85, foi quando a emoção começou. haha Era visualmente impossível aquele ônibus grande dividir a estrada com os carros que vinham no sentido contrário, principalmente nas curvas, que quando apareciam, o motorista sempre tinha de manobrar um pouco haha, mas, é claro, que deu tudo certo. Os irlandeses estão acostumados, ne?! (Sim, o motorista era irlandês.)



Quando se sai da cidade e vai pro countryside (pt: interior), é que você vê as belezas do país. A Irlanda não é conhecida como a Ilha da Esmeralda por acaso, é realmente tudo verde, e não digo verde amarelado ou desbotado, digo verde mesmo, verde que brilha, verde que verde, e pra todo lugar que você olha, é verde. Até as pessoas são verdes hahaha digo, os leprechauns (pt: duendes). E os campos verdes ficam mais ainda encantadores com aqueles pontinhos brancos (ou marrons, ou pretos) das ovelhinhas, e COMO TEM OVELHA NESSE PAÍS!!! 

Pega esse verde!!!
É simplesmente encantador viajar pela Irlanda. A cada cidadezinha (na verdade, são distritos urbanos, a Irlanda tem apenas 5 cidades, o resto é tudo distrito urbano) que se visita é um encanto diferente. É tudo de uma simplicidade linda e singular que dá vontade de passear pelo centrinho, sentar em um pub e lutar pra entender o sotaque, que vai ficando cada vez mais forte e complicado pra entender. 


Chegamos nos Cliffs mais ou menos às 11am, recebemos o ingresso de entrada dos Cliffs e fomos avisados de que o ônibus sairia dali à 1pm. E, fomos então, eu e minhas 2 companheiras de viagem (haha). 

Estacionameto
Bandeira da União Européia, da Irlanda e do condado de Clare.
Welcome to the Cliffs of Moher!
Esse monumento fica em frente ao prédio que tem a central de informações, banheiros e as lojinhas. E a alguns passos dali, o pier central, que quando olhando para o lado esquerdo (sul) se vê as maravilhosas falésias e para o direito (norte) só montanhas, e lá no alto tem uma torre, chamada O'Brien's Tower, que nada mais é do que uma plataforma de visualização no ponto mais alto das Falésias. Porém, só tenho foto da torre lá de cima das Falésias e não do pier central.
Incrível, né?!
Sentindo aquele vento chegando.
E quanto mais perto, mais linda fica a paisagem.
Como o nosso tempo era curto, decidimos ir só para o lado direito, e andar por cima das falésias. Os Cliffs of Moher tem uma extensão de 8km... óbvio que não andamos tudo. haha Fomos até aquele pico e voltamos, o que não foi nada perto, apesar de parecer. haha
Bóra caminhar até a ponta!?
A O'Brien's Tower sendo vista do sul.
Quase lá.
<3
Lembra que eu disse que ventava? HAHA
Sentei e não queria mais levantar! Que lugar mais LINDO!!!
*----------*
Rafinha, Carol e eu
E, como se não bastasse esse visual incrível, na descida encontramos um tiozinho tocando, ARPA! Sim, AR-PA! Nada mais Irlanda!
Fomos correndo para o ônibus, pois estávamos atrasadíssimas, entramos no ônibus e partimos para a próxima parada, que era um porto(-inho) para fazer o passeio de barco pelos Cliffs of Moher. Eu adoraria ter feito esse passeio, mas barco, mar e a pessoa que vôs fala escreve, é uma combinação péssima, que só a Bahia conhece. HAHA #vexame #vomiteiaalma O passeio custava 10€ e deve ser uma experiência incrível (para os de estômago forte, é claro).
O porto
As meninas decidiram não ir também, então aproveitamos para almoçar. A única opção era Fish and Chips (pt: peixe e batata-frita).

As gurias comeram Fish and Chips, enquanto eu fiquei só nas chips.
E depois de encher a barriga com junk, e sofrer com o vento frio... nada melhor do que dar aquela deitadinha no asfalto e cochilar. hahaha Siiiiiim, fizemos isso sim!

Ah gente, estava super frio por causa do vento, o ônibus estava fechado, a galera no barco e nós com sono e frio... então decidimos deitar em um canto do estacionamento (perto de umas placas para nos proteger do vento), naquele sol quentinho e delícia. Assim mesmo, sem vergonha ou pudor! Foi só estender a canga e se jogar! <3 haha
Rafinha rindo da minha pessoa.
Mais ou menos umas 2:30pm, o pessoal do barco voltou e seguimos viagem. Desta vez com destino à Galway, com uma parada no Dunguaire Castle (Castelo Dunguaire), onde um rei chamado Guaire morou, no século XVI.
Dunguaire Castle
Caisleáin Dhún Guaire (eita, esse gaélico...)
Existe uma lenda que se você parar em frente ao portão e fizer uma pergunta, você terá a resposta até o final do dia (eu fiz e SUPER funcionou!!! #medo). Hoje em dia, nas instalações do castelo tem um restaurante e um museu.
Eu, chateada, pensando se minha pergunta seria ou não respondida. haha
A parada foi rapidinha, só para fotos (e perguntas haha) mesmo. Voltamos para o ônibus e continuamos em direção à Galway. Quando chegamos lá, já eram umas 5pm e fomos avisados de que teríamos apenas 1 hora pra andar pelo centrinho da cidade.


O ônibus parou na praça da Catedral de Galway, e bem ao lado tem um calçadão bem parecido com a Grafton Street em Dublin (um calçadão com lojas em ambos os lados e muitos artistas de rua se apresentando no meio), eu e as meninas descidimos andar por ele. Estava lotado!!! Paramos para tomar um sorvete e tirar fotos no canal Eglington, que fica lá no final do calçadão.

Eu, Carol e Rafinha
Lindo, né?!
Rafinha, eu e Carol
Fomos para o ônibus e retornamos à Dublin. Chegamos mais ou menos umas 9pm. Foi um passeio bem "batidão" (rápido), mas divertido e que valeu muito a pena! <3


Espero que tenham gostado... e até o próximo diário de bordo!


Beijos,
Fabiola