Tuesday, April 14, 2015

DIY: Oganizando os alimentos com embalagens de vidro

Quem me conhece sabe que eu sou LOUCA por organização (até me chamam de ziploc, pois separo tudo), e acredito que tudo tem o seu lugar. Devo ter TOC, mas se vejo algo fora do lugar, não sossego até arrumar. haha

Por isso, decidi organizar os alimentos aqui em casa. Pois, sabem quando a gente abre o armário e tem um monte de pacote aberto, às vezes tem até mais de um do mesmo produto? Ou quando abrem um pacote e colocam em um tupperware e depois de um tempo ninguém tem a mínima ideia do que seja aquilo? (Achei mais de 6 tipos de farinha aqui em casa, e não fazia a mínima ideia do que era o quê.) Ou até esquecem que tem determinado ingrediente? E aí, entendem um pouco do meu desespero? Compartilham desta bagunça também? Precisam de mais um empurrãozinho para se decidirem a fazer algo sobre ela? Então, olhem essas fotos!!!



Incrível, né?! Tudo bonito e em seu devido lugar.

E, sabiam que colocar o resto dos alimentos que ficam nos benditos saquinhos, faz com que fiquem melhor conservados, já que depois de abertos, podem perder o sabor e o aroma?! Colocando-os em potes de vidro impede, totalmente, a evaporação das substâncias destes alimentos.

Ahhhh, gostaram da ideia, né? Querem fazer? Então, vamos lá!!! Um DIY para cozinhas (ou casas) melhores e mais organizadas. hahaha


Materiais separados, agora vamos pôr a mão na massa. No verso do papel adesivo/contact, você vai desenhar o modelo da sua etiqueta e recortá-lo. Aí, é só escrever o nome do produto, colar no pote e... voilà!


Seus armários e dispensas ficarão mais organizados e até mais bonitos. E, é tão simples e rápido, que irá fazer vocês se perguntarem o por que de não terem feito isto antes. 


Existe uma infinita variedade de modelos e tamanhos de potes de vidro no mercado, desde os grandes que servem para armazenar alimentos como arroz e farinha, ou os menores para especiarias. Eu comprei os de tamanho médio, o modelo de 500gr e todos com a mesma cor de tampa para padronizar melhor, mas aí vai de acordo com a necessidade e preferência de cada um.

Dica1: Colem uma etiqueta pequena no fundo do pote com a data de validade que está na embalagem do produto.

Dica2: Ao invés da caneta, também fica legal escrever com giz, já que o papel contact fosco pode funcionar como uma lousa.

Dica3: Dá pra imprimir as etiquetas, também. Na internet tem vários modelos prontos para imprimir, ou vocês podem desenhá-las, como preferir, em algum programa de computador, como photoshop, paint, word, etc.

Espero que tenham gostado e que essa ideia facilite sua vida na cozinha, tanto quanto facilitou a minha.

Beijos e até a próxima,
Fabiola