Tuesday, April 7, 2015

DIY: Quadros decorativos


Quadros decorativos, principalmente os divetidos, sendo com frases ou ilustrações, estão super em alta atualmente. Eu estou montando uma parede de quadros no meu quarto e vou mostrar o passo-a-passo de dois deles que eu fiz esses dias (de uma técnica que aprendi com minha amiga Franciely Correa). Eu escolhi duas imagens que representam um pouco dos meus últimos anos, um é uma ilustração com vários detalhes de Washington, D.C., para representar o tempo em que morei nos Estados Unidos, e o outro é sobre Dublin, pelo período em que morei na Irlanda. Quando a parede ficar pronta, eu posto uma foto para vocês verem.



Então, vamos ao passo-a-passo!





Eu usei telas de 20x20cm e revelei 2 imagens em papel fotográfico fosco com as mesmas dimensões.


Mas, precisei ajustá-las um poquinho para ficar do tamanho exato ao das telas, especialmete na imagem de Dublin que tem uma borda branca, o que acabou sendo confundida com a sobra do papel. É só medir a tela, depois o papel e ir cortando de pouquinho em pouquinho todos os lados para a imagem continuar centralizada.



Com o auxílio de uma esponjinha (pode ser as de cozinha também), é só passar o betume nas 4 laterais da tela. Eu passei duas demãos, pois prefiro mais escuro, mas vai de acordo com o seu gosto. O ideal é não esfregá-lo e sim dar leves batidinhas, assim a cor fica mais forte e com uma textura desigual.



O Betume seca bem rápido, mas mesmo assim, eu os deixo para secar por meia hora. Eu prefiro passar um pouco na borda da tela também, assim não fica um risco branco logo abaixo da imagem e, também, pode encobrir melhor algum defeito no corte da imagem. Você ainda pode passar o betume na borda da imagem, dando uma cara de velhinho para o quadro. Eu não fiz assim, pois queria algo mais clean e pelo fato de as imagens terem detalhes demais nas bordas. 


Com uma mistura de 1 colher de água e 3 colheres de cola, e com a ajuda de um pincel, eu impermeabilizo as imagens.


Aí é só deixar secar bem (eu sempre deixo por pelo menos uma hora) e fixá-los na parede. Eu usei essa fita adesiva dupla face da 3M, mas você pode usar o que quiser.

Espero que tenham gostado desse tutorial e postem suas fotos para eu ver, se decidirem fazer esse tipo de quadro também. :)


Até à próxima!



x,

Fabiola