Tuesday, May 12, 2015

Na cozinha #2: Bolo Bigode de Chocolate

O aniversário do meu pai foi ontem (11 de maio) e eu fiquei de fazer o bolo. Meu pai adora bolo de chocolate (quem não, né?!), e como por muitos anos ele usou bigode, sim... só o bigode. Achei que esse bolo seria perfeito para ele. Já tinha visto uma foto de um bolo nesse formato antes e fiquei com muita vontade de fazer. É bem mais fácil do que parece. Para a massa, eu decidi fazer um bolo simples de chocolate (a famosa nega maluca) com cobertura de brigadeiro e granulado. Você pode fazer a massa do sabor que você quiser, mas se você quiser essa receita de nega maluca que ficou com uma massa super fofinha, eu super indico!! Então... vamos ao tutorial.

Para a massa, vamos precisar de:
3 claras em neve
3 gemas
1 xícara (240g) de açúcar
1 xícara (240g) de chocolate em pó
1/2 xícara (120ml) de óleo 
1 xícara (240ml) de aguá fervendo 
2 xícaras (480g) de farinha de trigo 
1 colher (15g) de fermento em pó 

Modo de preparo: 
  • Em um recipiente, bata as claras em neve. Sei que dá uma preguiça louca de bater as claras em neve (eu, pelo menos, tenho), mas faz A diferença! Deixa o bolo beeeem mais leve. Aí reserve. 
  • Em outro recipiente coloque as gemas, o açúcar e o chocolate em pó e bata (na batedeira ou na mão mesmo). Em seguida acrescente o óleo, metade da quantidade de água e metade da quantidade de farinha de trigo. Mexa bem e junte o restante da água e da farinha de trigo. Misture as claras em neve à massa e depois salpique o fermento em pó sobre ela e mexa mais um pouco. 
  • Despeje a massa em uma assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média (180C), por 40 minutos.

MONTAGEM:
Deixe o bolo esfriar, desenforme e corte em forma de S bem no centro, é bem parecido com o simbolo chinês yin-yang. O meu ficou meio torto, um maior que o outro, se é que deu pra notar... hahaha mas, foi a primeira vez né?! E, se isso acontecer com você também, é só corrigir com uma faca, retirando os cantinhos até que fique do mesmo tamanho que o pedaço menor.
Vire a parte de baixo para cima de um dos lados e o coloque um pedaço ao lado do outro, formando assim, o bigode. 

Para a cobertura eu fiz um brigadeiro e acrescentei creme de leite para ficar menos enjoativo e mais fácil para cobrir, já que ficou um pouco mais líquido. Se você não sabe fazer brigadeiro, eu te ensino a fazer o meu. haha E se você já sabe, é sempre bom aprender outras técnicas, né?! haha

Cobertura:
1 lata (395g) de leite condensado
2 colheres (30g) de achocolatado
1 colher (15g) de margarina
1 caixa (200g) de creme de leite
Chocolate granulado à gosto


Modo de preparo:
Misture os 3 primeiros ingredientes em uma panela e coloque em fogo médio. Mexa bem e sem parar, quando estiver cremoso e desprendendo do fundo da panela ao deitar a panela é por que está bom. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e misture bem. E... pronto! 

Aí é só despejar em cima do bolo, cobrindo bem todos os lados. E depois cobrir com chocolate granulado (eu usei mais ou menos 200g de granulado).

Espero que tenham gostado. :)

Beijos,
Fabiola

No comments:

Post a Comment