Tuesday, July 7, 2015

Na cozinha #4: Sopa detox de beterraba

No inverno, nosso organismo parece pedir por comidas quentes e gordurosas, não é mesmo?! Enquanto a maioria das pessoas aproveita o tempinho frio para se jogar na polenta com frango, feijoada, e por aí vai... Eu, como sou vegetariana, me jogo nas sopas... que, além de esquentar meu corpitcho, ainda me ajudam a emagrecer. haha 


Apostar na sopa para perder alguns kilinhos, é um truque que tooooodo mundo já conhece, né?! Mas, se apostar em ingredientes super saudáveis, além de emagracer, também é possível conquistar mais saúde, aumentando a eficiência dos nutrientes no seu organismo. Ótimo, né?! 



Ultimamente eu estou amando sopa de beterraba, que por ser rica em antioxidantes, promove um verdadeiro detox no corpo. Além disso, a raiz possui uma alta concentração de nitrato, potencializando o aproveitamento dos nutrientes pelo músculo, fornecendo mais energia para a prática de exercícios físicos. (Diquinha para os atletas aí!) E, não para por aí não... Além de ser deliciosa, dar mais energia e ajudar a emagrecer... a beterraba ainda diminui a pressão alta, evita o câncer, diminui as chances de sofrer um AVC, auxilia o bom funcionamento da visão (por ser rica em vitamina A), e dá um boost (pt: impulso) no sistema imunológico (devido às vitaminas do complexo B, e vitamina C). Nessa receita eu inclui também a cenoura, o que deixa a sopa ainda mais saudável, por ser rica em vitamina C, fibras, potássio e betacaroteno.

Bom, vamos à receita! haha 

Ingredientes:
1,5 litro de água
8 beterrabas médias cortadas em cubos (não precisa descascar, só lavar bem) 
4 cenouras cortadas em rodelas 
2 cebolas picadas 
2 colheres de sopa (40gr) de manteiga light 
2 colheres de sopa (40gr) de cominho 
1 colher de sopa (20gr) de açúcar (para cortar a acidez da beterraba) 
1 colher de café (5gr) de pimenta calabresa 
sal a gosto (eu coloquei 1 colher de sopa) 

Modo de Preparo: 
Coloque a beterraba, a cenoura e a água em uma panela e deixe cozinhar até que a baterraba e a cenoura fiquem macias. Quando estiverem prontas, desligue o fogo e reserve. Em outra panela, coloque a cebola e a manteiga e refogue por alguns minutos. Aí é só acrescentar à panela anterior (da beterraba, cenoura, água). Espere esfriar um pouco e, em seguida, leve ao liquidificador com os temperos e bata bem. Aí é só despejar em um container (pt: vasilha) e levar à mesa. Se necessário, aqueça um pouco antes de consumi-la. 

Eu tenho costume de fazer uma batch (pt: fornada/quantidade/leva) bem grande, pois assim posso comer durante a semana toda (é viciante!), mas se preferir pode fazer só meia receita. 

Essa sopa é uma variação da sopa ucraniana Borscht, que sugere adicionar sour cream (pt: creme azedo) à sopa na hora de servir (1 colher de sopa (20ml) por porção), e fica UMA DELÍCIA! Dá um toque ainda mais saboroso. Mas, se você não tiver (ou encontrar) o sour cream, você pode fazer uma versão homemade (pt: caseira) que é: 1 caixa de creme de leite + suco de 1 limão + 1 colher de chá de sal. Só misturar bem e deixar na geladeira por, pelo menos, 1 hora antes de consumir. 

Espero que tenham gostado, e me digam aqui se fizerem essa receita. :)

Até a próxima!

Beijos,
Fabiola

No comments:

Post a Comment