Thursday, July 16, 2015

Na cozinha #5: Bolo de Chocolate e Guinness

TDepois de morar um tempo na Irlanda, não tem como eu dizer que não gosto de Guinness. haha Pois, sou simplesmente viciada! E, além de ser minha cerveja preferida, é a única que me dá água na boca só de ver. hahaha

Meu aniversário estava chegando e fui logo procurar uma receita de bolo com a minha cerveja queridinha. E, achei uma receita da Nigella, que traduzirei para vocês nest post. Esse bolo ficou SIMPLESMENTE UMA DELÍCIA! Eu gostei MUITO mesmo!


Ingredientes
MASSA:
1 xícara (240ml) de cerveja Guinness
1 xícara (240gr) de manteiga sem sal
5 colheres de sopa (75gr) de cacau em pó
1 1/3 xícara (400gr) de açúcar refinado
3/5 de xícara (144ml) de sour cream (pt: creme azedo - receita a baixo)
2 ovos
1 colher de sopa (15ml) de essência de baunilha
1 1/8 xícara (270gr) de farinha de trigo
2 1/2 colheres de chá (12,5gr) de bicarbonato de sódio
COBERTURA:
1 1/4 xícara (300gr) de cream cheese
2/3 xícara (160gr) de açúcar de confeiteiro
1/2 xícara (120ml) de creme de leite

Modo de preparo
MASSA:
Pré-aqueça o forno a 180ºC/350ºF, unte uma forma com manteiga e forre com papel manteiga o fundo e os lados (é melhor fazer essa parte antes pois assim, a massa não fica parada). 

Coloque a Guinness com a manteiga (em fatias ou "colheradas") em uma panela grande e aqueça no fogão, até que a manteiga derreta totalmente. Desligue o fogo e adicione o cacau em pó e o açúcar refinado, batendo bem com um fuê. Na batedeira, bata o sour cream com os ovos e a baunilha e em seguida adicione à panela e misture. Por último, adicione a farinha de trigo e o bicarbonato de sódio. Batendo mais um pouco com o fuê. Despeje o conteúdo na forma e leve ao forno por 45 minutos (ou um pouquinho mais, vai depender da intensidade do seu forno). Deixe esfriar bem antes de desenformar, pois ele é bem macio e pode acabar se despedaçando. Enquanto espera o bolo esfriar, você pode começar a fazer a cobertura.

COBERTURA:
Na batedeira, misture o cream cheese e o açúcar de confeiteiro. Bata bem. Adicione o creme de leite e bata mais um pouco, até que fique uma mistura homogênea e cremosa. Quando o bolo estiver frio, coloque em um prato e cubra-o com a cobertura espumosa, fazendo, assim, com que fique parecido com uma pint de Guinness.

Dica1: Eu usei uma forma redonda de 24cm de diâmetro, e é o tamanho perfeito para uma receita.
Dica2: Deixe o cream cheese ficar em temperatura ambiente antes de usá-lo. Fica mais fácil para batê-lo.

Fiz esse bolo para o meu aniversário e foi um sucesso! Todo mundo gostou e repetiu! Ah, e mesmo tendo cerveja em sua composição, esse bolo é seguro para as crianças. :)

Espero que tenham gostado!

Beijos,
Fabiola

2 comments:

  1. Meu Deus! Horário de almoço e eu vendo essa coisa gostosa HAUHAUAH Quer me matar mesmo. Já até anotei a receita para tentar fazer. Me deixou cheia de água na boca :9 Miiil beeijos lindeza! ♥

    www.doceencontro.com

    ReplyDelete